Capítulo 140: O Desafio de Perguntas e Respostas
Eram onze e meia da noite.
O General Colt já havia encerrado uma ligação, enquanto Li Qing e seus companheiros continuavam presos no congestionamento da rodovia, nos arredores de Roma. Após tanto tempo parados, Giorno e os outros, que antes cochilavam, já haviam despertado. Embora estivessem descansados física e mentalmente, a falta de uma refeição durante toda a noite de viagem começava a despertar a fome. Por fim, decidiram parar em uma área de serviço à beira da estrada para descansar antes de seguir viagem.
Apesar da madrugada, o local não parecia deserto. Inúmeros motoristas que fugiam da zona de desastre em Nápoles convergiam para aquela rodovia, conferindo ao lugar um movimento incomum. Quando Li Qing e seu grupo entraram em um McDonald's para comer, o estabelecimento já estava repleto de clientes. A maioria eram motoristas que não haviam conseguido jantar devido ao trânsito e comiam de forma apressada, quase voraz, sem qualquer elegância.
Contudo, um homem destoava dos demais. Aparentava ter cerca de trinta anos, vestia um terno impecável, usava óculos de aro dourado e comia em silêncio absoluto, exalando um ar culto e refinado. Por si só, isso não teria chamado a atenção de Li Qing. O que o fez desviar o olhar foi o grosso volume que o homem mantinha aberto sobre a mesa. Ele permanecia sentado sozinho perto da janela, alternando entre a leitura atenta do livro e o gole casual de sua bebida. Aquela postura parecia isolá-lo da agitação ao redor, conferindo-lhe uma aura intelectual transcendente.
Ao ver a cena, Li Qing não pôde evitar o comentário mental:
— Que sujeito mais metido a besta! Em um McDonald's barulhento desses, é impossível que ele esteja realmente lendo alguma coisa...
Ele lançou um olhar crítico, tentando adivinhar as intenções do homem, que, por sua vez, pareceu notar a atenção de Li Qing. Os dois estranhos trocaram um breve olhar e, com sorrisos sutis, desviaram a atenção. Li Qing não deu mais importância e sentou-se à mesa com Giorno e os outros.
Enquanto Bucciarati foi fazer o pedido, o restante do grupo discutia a jornada até Pisa.
— Viajamos a noite toda e só chegamos a Roma. Não estamos indo devagar demais? — sugeriu Narancia, um tanto ansioso. — E se saíssemos da rodovia e pegássemos um avião ou trem?
— As notícias dizem que, por causa dos danos causados pelo terremoto, as linhas ferroviárias em todo o centro-sul da Itália estão paralisadas — respondeu Li Qing, lembrando-se da quantidade de meios de transporte que haviam sido "vítimas" do serviço naquele dia. — E quanto aos aviões... sem nem considerar se há voos disponíveis... melhor esquecer. O carro é lento, mas pelo menos é seguro.
Giorno, compreendendo o ponto de vista de Li Qing, acrescentou:
— Assim que passarmos por este entroncamento em Roma, o restante do caminho será bem melhor. Faltam pouco mais de 400 quilômetros para Pisa; se não houver mais trânsito, poderemos manter uma velocidade de 120 quilômetros por hora.
— Ah, é mesmo! — A ansiedade de Narancia diminuiu um pouco. Ele começou a contar nos dedos, impaciente: — 400 quilômetros, a 120 por hora... 400 dividido por 120... hum... se arredondar deve ficar mais fácil... 400 dividido por 100... dá 4 horas!
Narancia levou meio minuto para chegar à conclusão. Ele sabia que não era bom em matemática, mas, para auxiliar melhor Bucciarati, esforçava-se sempre que podia. Seus companheiros, habituados ao seu jeito, não reagiram de forma excessiva à resposta errada. No entanto, uma gargalhada estridente ecoou da mesa ao lado:
— Hahahaha! 400 dividido por 120... até uma criança do primário sabe que essa conta está errada!
O autor da risada era o homem de meia-idade que lia o livro. Como Li Qing suspeitara, ele não estava lendo coisa alguma. Ao ouvir a resposta absurda de Narancia, fechou o livro e riu descontroladamente:
— 400 dividido por 120 dá 4... Hahaha... Para que serve o cérebro de alguém tão ignorante quanto um aluno do primário?
— O que você disse? — Fugo lançou um olhar feroz ao sujeito. Ele frequentemente perdia a paciência ao ensinar matemática a Narancia, mas uma coisa era ser repreendido por um irmão, outra bem diferente era ser humilhado por um estranho. Ao ouvir o escárnio gratuito, Fugo bateu na mesa, furioso: — Repita se tiver coragem!
— Heh — o homem não se intimidou com a agressividade de Fugo. Olhou para Narancia e Fugo com desdém e retrucou: — Quer usar a força para me calar? Mesmo que consiga, isso muda o fato de que são dois idiotas? Há milhares de anos, os Neandertais eram fisicamente mais fortes que os Homo Sapiens, tinham punhos maiores, mas o que aconteceu? Foram extintos por aqueles com cérebros melhores porque não possuíam conhecimento!
O homem ajeitou os óculos, os olhos transbordando desprezo, como se olhasse para porcos sujos em um chiqueiro.
— Incapazes de dominar o conhecimento básico... Acho que vocês não deveriam estar vivos, poluindo as próximas gerações com seus genes inferiores!
— Maldito! — Fugo avançou, quase desferindo um soco no rosto do sujeito. Não fosse pela intervenção de Abbacchio, que o segurou, a refeição teria acabado ali. O homem, embora tenha se encolhido de medo, manteve a língua afiada:
— Bárbaros, só sabem recorrer à força. Se querem que eu peça desculpas, mostrem que podem me derrotar através do "conhecimento"!
— Derrotar você através do conhecimento? — Fugo se acalmou um pouco. Como um prodígio que entrou na universidade aos 13 anos e possuía memória eidética, a proposta despertou seu interesse. Ele olhou para o homem com ironia: — Quer competir em inteligência comigo? Heh... Diga logo, como vamos jogar?
— Simples — disse o homem, ajeitando a gola. — Competiremos para ver quem possui mais conhecimento. Faremos perguntas um ao outro. Se alguém não souber responder ou não conseguir elaborar uma pergunta que o outro não saiba, perde. Naturalmente, quem faz a pergunta deve saber a resposta.
As regras eram simples, um jogo de perguntas e respostas comum. Como a comida ainda não havia chegado, Fugo decidiu acompanhar a arrogância daquele homem:
— Certo, aceito o desafio! Mas... — Fugo perguntou com rigor — qualquer pergunta é válida? Sem limites de tema ou categoria?
— Sem limites — respondeu o homem, também determinado. — O único requisito é que a pergunta pertença ao campo do "conhecimento" objetivo. Astronomia, geografia, física, química, economia, história... tudo vale. Mas se me perguntar a data de aniversário da sua mãe ou o que seu pai gosta de comer, seria uma bobagem.
— Tsc, não usaria truques tão baratos! — Fugo bufou, desdenhoso. — Não pense que vai ganhar só porque sou jovem. Eu, Fugo, vou derrotá-lo com conhecimento de forma justa!
— Ótimo! Se você conseguir me fazer uma pergunta que eu não saiba responder, eu me ajoelharei e pedirei perdão a você e seus amigos. Mas se vocês perderem... heh... — O homem pressionou o livro sobre a mesa, fixando os olhos em Fugo: — Então, aceita o desafio oficialmente?
— Ei, ei... — Li Qing sentiu que algo estava errado e segurou o braço de Fugo, sussurrando: — Estamos sendo caçados, não precisamos criar inimizades por nada. Deixe esse cara falar sozinho, vamos ignorá-lo.
— Não se preocupe! — Fugo afastou a mão, o espírito de luta aceso. — Já que ele acha que sua inteligência é superior e que os "incultos" não merecem viver, eu vou derrotá-lo justamente no campo em que ele se diz mestre! Além disso... é só um jogo de perguntas e respostas, nada vai acontecer.
Fugo então respondeu seriamente:
— Tio quatro-olhos, eu aceito o seu desafio!
— Muito bem. Desafio aceito. — O homem sorriu, e o grosso volume sobre a mesa flutuou subitamente no ar. As páginas giravam sem vento e uma luz ofuscante emanou do objeto.
— I-isso é... — O rosto de Fugo empalideceu: — Um Stand?!
— Exatamente. — O homem recostou-se, sorrindo com um significado oculto: — Meu caro desafiante, vamos nos apresentar: da divisão tecnológica, Adam Chiffer. — Ele apontou para o livro que flutuava à sua frente: — Este é o meu Stand. O nome dele é "Conhecimento".