Capítulo 29: O Encarar Sinistro
Sobre o beiral do telhado não estava ninguém menos que Pei Jinyan, o homem que, durante todo o dia, fora alvo de injúrias terríveis.
Diferente da sua habitual vestimenta oficial em púrpura profundo, ele trajava apenas uma túnica simples, na cor branco-luar. Por um acaso do destino, a peça que Su Mingzhuang vestira às pressas era, também, da mesma tonalidade.
Ali estavam os dois: um sobre o beiral e a outra diante do pavilhão, em uma troca de olhares carregada de estranheza. A lua cheia brilhava intensamente, iluminando com clareza a expressão de ambos. No rosto de Su Mingzhuang, via-se a surpresa súbita; já Pei Jinyan mantinha sua habitual impassibilidade, embora seu semblante frio exibisse vestígios de embriaguez e seus olhos semicerrados revelassem um quê de complexidade.
Su Mingzhuang sentiu um aperto de nervosismo. Hoje, o tio do imperador, Yao, usara-a como pretexto para humilhar Pei Jinyan; será que ele guardaria rancor? Será que a agrediria?
Refletindo um pouco, concluiu que era pouco provável. Pei Jinyan, embora parecesse frio e obstinado, era, na verdade, cauteloso e capaz de se adaptar. Suportara a humilhação de casar-se com ela e aguentara, diante de todos, as ofensas do tio Yao por meia hora. Mesmo nos seus sonhos, quando ele a punia de forma atroz, nunca deixava marcas visíveis, impedindo-a de ter qualquer prova caso decidisse reclamar na casa de seus pais.
Quanto mais pensava, mais sentia medo. Os olhos do homem eram escuros, como um abismo gelado e insondável; quem poderia garantir que ele não viria mesmo acertar as contas?
De repente, o homem levantou-se. Imersa em seus temores, Su Mingzhuang deu um sobressalto e, num grito abafado de susto, recuou. Esqueceu-se de que estava sobre um caminho de pedras e, ao tropeçar, caiu sentada com força.
— Ai... — A dor foi real.
A figura sobre o beiral inclinou o corpo para a frente, como se, por um reflexo instintivo, quisesse saltar para ajudá-la. Contudo, o movimento cessou. Ele então virou-se e saltou para o lado oposto do telhado, retirando-se a passos rápidos.
Ao notar que ele se fora, o corpo tenso de Su Mingzhuang relaxou. Ela suspirou, lamentando-se:
— Se eu soubesse que ele estava aqui, não teria vindo. É incrível... a mansão do Duque é tão pouco povoada, não poderiam demolir dois prédios e construir um jardim? A velha senhora ocupa um, e o que resta é tão pequeno que, à noite, não há sequer um lugar para respirar.
Após a reclamação, levantou-se, ponderando se deveria voltar. Mas, ao lembrar-se daquela casa cheia de humilhações e das memórias penosas, o ímpeto de retornar desapareceu. Olhou para o pavilhão e pensou: já que ele se foi, por que desperdiçar este lugar tão agradável? Uma noite bela como esta não deveria ser desperdiçada.
Assim, ignorando a dor onde caíra, caminhou lentamente até o pavilhão. Não sabia se era por ter se afastado da fonte de seu sofrimento ou se a própria queda a despertara do sonho, mas, naquele momento, as aflições pareciam ter se dissipado, devolvendo-lhe a leveza de espírito que sentia antes daquela vivência onírica.
Respirou fundo e sorriu, refletindo:
— Assim é que é. Por que me preocupar tanto? Quem sou eu? Sou a despreocupada "Joia da Capital"! Quanto ao sonho, que não passe de um sonho. Desde que eu garanta que a velha senhora Pei não sofra a ponto de vomitar sangue, que eu não me envolva com o Príncipe Jin e que nos divorciemos daqui a um ano, tudo terminará. Voltarei feliz para casa, e ele poderá seguir seu caminho ao lado de Gu Lingyu. Viveremos cada um na sua, sem interferências. Não seria maravilhoso?
Mal terminara o pensamento, um aroma de vinho chegou-lhe às narinas, desfazendo a serenidade da "Joia da Capital".
Como uma beringela murcha, Su Mingzhuang deixou-se cair sobre o encosto de madeira vermelha do pavilhão, apoiando o queixo na mão e observando o horizonte em silêncio, perdida em pensamentos.
O que ela não sabia era que, num pátio vazio não muito longe dali, um vulto esguio estava sentado sobre o telhado, segurando um pote de vinho.
Pei Jinyan franzia as sobrancelhas, observando a mulher que, no pavilhão próximo, permanecia debruçada no parapeito. Ele murmurou para si mesmo:
— Por que ela não vai embora?
Poucos sabiam que aquele pequeno pavilhão era o refúgio de Pei Jinyan desde a infância. Quando criança, o peso das responsabilidades e dos ideais era tanto que ele fugia na calada da noite para lá, apenas para respirar. Com o passar dos anos, o aumento das exigências acadêmicas e seu ingresso na Guarda do Palácio fizeram com que raramente voltasse.
Desde que salvara a filha do erudito Su e fora injustamente difamado, perdendo sua reputação, ele reativara seu refúgio. Durante o dia, mantinha sua postura serena e firme; apenas à noite saltava para aquele pavilhão, contemplando o céu e a lua para recordar a infância. Naquela época, seu pai estava vivo, sua mãe tinha saúde e, embora tivesse ideais, contava com o apoio de seus pais. A vida era feliz.
Mas, antes que estivesse preparado, seu pai partiu. A mãe, tomada pela tristeza, adoeceu, e ele foi forçado a amadurecer da noite para o dia, assumindo o fardo da mansão do Duque. Seus tios, por planos familiares, haviam se separado e seguido seus próprios caminhos, deixando-o sem apoio.
Hoje, quando fora insultado pelo tio Yao, a princípio pensou que não suportaria. Mas, ao forçar-se a recordar o passado e seus ideais, encontrou uma estranha calma, percebendo que, diante das agruras da vida, aqueles insultos não passavam de incômodos superficiais. Pensou ter superado tudo, até que, na quietude da noite, as injúrias do tio Yao voltaram à sua mente, trazendo consigo a dor e a fúria.
Correra para o seu refúgio para se acalmar, mas, mal se sentara e tomara metade do vinho, uma intrusa surgira e o afugentara.
Os olhos de Pei Jinyan, antes serenos como um lago, exibiam agora uma inquietação juvenil. Olhou com descontentamento para o pavilhão — e não é que a mulher simplesmente se deitou no parapeito? Pretendia passar a noite ali?
Para sua sorte, pouco tempo depois, a mulher se levantou. Quando ele pensou que ela finalmente partiria, ela se sentou novamente, agitando os punhos como se tivesse tomado uma decisão importante.
Pei Jinyan ergueu o pote e bebeu um gole. Queria esperar que ela fosse embora para poder ocupar o pavilhão por um momento. Mas, para sua surpresa, os dois, obstinados, permaneceram: um no pavilhão e o outro no telhado, resistindo a noite inteira, até se separarem apenas com o romper da aurora.
...
Pela manhã, a Ama Wang, preocupada com a possibilidade de sua senhora não ter dormido novamente, levantou-se bem cedo e apressou-se em ir até lá.
Como esperado, a jovem estava sentada à mesa, folheando livros de contabilidade com a mão esquerda enquanto manuseava o ábaco com a direita. Sua habilidade com o ábaco, comparada à dos gerentes, era rudimentar e lenta, mas ela se esforçava. Ao obter os resultados, anotava-os no papel e ficava encarando as cifras, pensativa, com as sobrancelhas franzidas.
A Ama Wang permaneceu na porta por um bom tempo, esperando que a senhora finalmente interrompesse o fluxo de pensamentos. Quando viu que ela estava prestes a retomar os cálculos, aproveitou a oportunidade para perguntar:
— Minha senhora, a senhora não dormiu de novo esta noite?
Su Mingzhuang virou-se, seus grandes olhos úmidos exibindo leves olheiras.
— Ah, Ama Wang, que cedo a senhora acordou. Eu dormi ontem à tarde, por isso não estou com sono à noite.
A Ama Wang suspirou.
— Temo que a senhora acabe adoecendo por se esforçar tanto.
Su Mingzhuang sorriu.
— A senhora me acha frágil demais. Ah, lembrei-me de uma criada em nosso pátio que é filha de um cocheiro, sabe cuidar de cavalos e também montar. Quem é ela mesmo?
— É Xi Qiu.
— Xi Qiu, era ela mesma. — Su Mingzhuang lembrou-se da moça de sobrancelhas grossas e lábios carnudos que ficara de vigília na noite anterior. — Certo, quando ela acordar, peça que venha me ver.
Dito isso, pegou uma folha de papel e começou a escrever rapidamente.
— Sim, senhora. Vou preparar o seu desjejum. — A Ama Wang olhou para o papel e percebeu que a jovem parecia estar escrevendo uma carta.