Capítulo 41: Ele sabia de tudo, mas não conseguia fazer nada

A devassa número um da capital, ela, de repente, despertou! Lu Li 2412 palavras 2026-07-29 23:44:34

Página 1 de 3

Quanto mais Su Mingzhuang falava, mais baixa se tornava sua voz. Por fim, nem sequer ousou continuar, limitando-se a espiar o homem com cautela.

Para sua surpresa, ele não se enfureceu como em seu sonho. Em vez disso, permaneceu imóvel, com a expressão abatida e o semblante perdido.

Embora fosse um oficial militar e passasse muitos anos circulando diante do palácio, era diferente dos demais generais: sua pele não era escura; pelo contrário, era muito clara.

Naquele momento, parecia ainda mais pálido, pálido como se... a luz desolada da lua lhe acariciasse o rosto.

Depois de esperar mais um bom tempo, Su Mingzhuang reuniu coragem e perguntou:

— Você... quer me bater?

— Não.

— Então... no que está pensando? Ah... não estou tentando sondar seus pensamentos. Não precisa me contar — explicou-se ela, atrapalhada.

Só depois de um longo silêncio Pei Jinyan soltou um suspiro suave e disse em voz baixa:

— Minha vida inteira... acabou assim? Nem chegou a começar e já terminou?

De repente, ele sentiu que sua própria vida era uma ironia viva.

Pretendera construir uma carreira gloriosa e não se distrair com assuntos entre homens e mulheres. No entanto, não sabia se era por causa de sua abstinência ou porque o rosto de Su Mingzhuang era realmente deslumbrante; sempre que havia um banquete ou algum evento no palácio, não conseguia evitar olhar para ela.

Tinha certeza de que não havia indecência em seu coração. Apenas apreciava, de maneira singela, as coisas belas. Ainda assim, por uma sucessão de acasos, acabara desenvolvendo uma familiaridade unilateral com ela.

Por isso, quando a salvara no Templo Songyue, não demonstrara a reação de assombro que seria normal em um homem.

Quem poderia imaginar que justamente aquela ausência de assombro daria origem à farsa que se seguiu?

Pei Jinyan soltou uma risada baixa, mas seu sorriso estava despedaçado.

Três anos após a morte do pai, quando o período de luto terminou, sua mãe tivera uma conversa séria com ele. Esperava que se casasse com uma jovem de família respeitável, inteligente e capaz, cujos interesses fossem compatíveis com os dele e cuja família tivesse, de preferência, alguma influência.

Com as condições que possuía, não seria difícil encontrar uma mulher assim.

Mas ele ainda não conseguira sair da sombra da morte repentina do pai e, além disso, ocupava apenas um pequeno cargo no Ministério da Justiça. Realmente não tinha disposição para romances.

Seus colegas e amigos o aconselhavam:

— Para esposa, escolha virtude; para concubina, beleza.

Não era necessário amar a esposa. Bastava que suas condições fossem adequadas e que ela contribuísse para sua carreira. O ideal seria escolher uma mulher dócil e sem ciúmes, fazê-la dar-lhe um filho ou uma filha e, quando sua carreira estivesse estabilizada, tomar como concubinas algumas mulheres de sua preferência.

Ele sabia de tudo isso, mas não conseguia fazê-lo.

Página 1 de 3

Página 2 de 3

Não conseguia imaginar como dividir a cama e a vida, nem gerar filhos, com uma mulher por quem não sentisse nada. Além disso, se um dia tomasse concubinas, certamente sentiria culpa em relação à esposa legítima. E, caso encontrasse uma mulher de quem realmente gostasse, talvez quisesse oferecer-lhe o melhor de si, o que inevitavelmente poderia fazer parecer que favorecia a concubina e negligenciava a esposa.

Sabendo que o futuro estaria repleto de espinhos a cada passo, era melhor começar desde logo a se conter.

Quem poderia imaginar que os planos mudariam tão depressa? Antes mesmo de construir uma carreira gloriosa, ele fora forçado a se casar com uma jovem mimada, arrogante e voluntariosa.

A única coisa que correspondia às exigências de sua mãe era o poder da família. Mas, comparada ao que perdera, aquela influência não lhe interessava nem um pouco.

Aquilo devia ser o chamado castigo do destino.

O castigo por querer se conter e, ao mesmo tempo, não conseguir deixar de apreciar a beleza.

Ao ver o sorriso do homem tornar-se cada vez mais desolado, Su Mingzhuang sentiu um suor frio brotar-lhe na testa. Moveu os pés discretamente, planejando aproveitar o momento em que ele estivesse absorto nos próprios pensamentos para fugir.

Mas, depois de dar apenas dois passos, foi descoberta.

— Aonde você vai?

— O quê? Ah... — Su Mingzhuang engoliu em seco, rígida, e estendeu a ponta dos dedos delicados, trêmula. — Eu... eu queria ir até ali para olhar a lua. Hoje ela está tão grande... Não, quer dizer, tão bonita.

Pei Jinyan não desmascarou sua mentira mal contada.

— Você tem medo de mim?

— ... Na verdade, nem tanto.

— Por que tem medo de mim?

Su Mingzhuang apertou nervosamente a borda da manga, bordada com flores e nuvens auspiciosas.

— Porque... porque quem deve sempre teme ser descoberto. Eu o prejudiquei antes, então agora... estou com medo...

Pei Jinyan soltou uma risada fria.

— O que há de tão assustador? Por acaso eu poderia bater em você?

Su Mingzhuang o censurou em silêncio: bater, ele não bateria, pois deixaria marcas. Mas maneiras de tornar a vida de alguém pior que a morte, ele certamente conhecia muitas.

Vendo a jovem tremer como um pintinho, a irritação acumulada em seu coração se acalmou bastante.

— Vá se sentar. Vamos conversar.

Se demorassem mais, talvez ela nem conseguisse continuar de pé.

— ... Sim.

Com passos rígidos, Su Mingzhuang finalmente chegou ao banco de encosto e se sentou às pressas, o coração em pânico. Naquele instante, sentira como se tivesse chegado à prisão do Ministério da Justiça e estivesse prestes a ser interrogada.

Embora, na verdade, não soubesse nem como era a prisão do Ministério da Justiça.

Página 2 de 3

Página 3 de 3

Pei Jinyan também encontrou um lugar para se sentar, nem muito perto nem muito longe. Enquanto contemplava o rio de estrelas, perguntou casualmente:

— Diga-me: por que seu comportamento é tão diferente dos rumores?

— Respondendo, senhor... Ah, não, quero dizer... É porque fiz algo errado e me sinto profundamente culpada. Quem deve sempre teme ser descoberto...

Su Mingzhuang se recriminou em silêncio. Droga! Desde o início, sua cabeça estivera ocupada com a prisão do Ministério da Justiça e, por causa do nervosismo, acabara falando sem pensar.

O tom de Pei Jinyan era calmo e distante, com uma ponta quase imperceptível de ironia:

— Por temer ser descoberta, você passou a andar na linha e, de quebra, começou a fazer coisas para me agradar. Assim, espera compensar o mal que fez no passado? Como diz o provérbio: primeiro dar uma pancada, depois oferecer um doce?

— Não é isso. Escute o que tenho a dizer...

— Um casamento que começa de maneira tão deplorável pode realmente deixar o passado para trás e reparar o que foi quebrado? Eu sou homem; pelo menos ainda posso tomar concubinas e compensar meus arrependimentos. Mas você, Su Mingzhuang? É mulher. Os preceitos morais exigem que seja fiel a um único marido até o fim. Não deveria pensar na felicidade que terá no futuro? Quando tomou aquelas decisões, o que exatamente estava pensando?

O rosto de Su Mingzhuang empalideceu, e sua mente ficou turva.

Era verdade. O que ela estivera pensando naquela época?

Depois de atravessar aquela experiência em sonho, tudo o que vivera antes parecia ter acontecido em uma existência passada.

Ela própria não sabia o que tinha em mente naquele período. Só se lembrava de passar os dias em estado de torpor.

Todas as manhãs, dormia até o sol já estar alto e então se arrumava, apenas para ficar profundamente insatisfeita por não ter se tornado ainda mais bonita. Mas seu rosto já era de uma beleza incomparável; como poderia melhorar?

Depois vinha a refeição, e ela se mostrava igualmente insatisfeita, por não haver nada de novo. Mas era extremamente exigente com comida: havia mais pratos que se recusava a comer do que aqueles que aceitava. No fim, eram sempre as mesmas poucas opções. Quem conseguiria preparar todos os dias algo diferente, além de garantir que tivesse boa aparência, aroma e sabor?

Durante o dia, achava tudo entediante. Enquanto as outras jovens de boa família estudavam diligentemente música, xadrez, caligrafia e pintura, ela passava o tempo brincando. Mas até o jogo mais divertido se tornava enfadonho quando repetido dia após dia.

Quando finalmente participava de alguma reunião, vestia-se com entusiasmo para o banquete, apenas para terminar tomada pela irritação. As outras jovens ou a ignoravam ou a excluíam. Mesmo quando se dignavam a falar com ela, faziam-no de maneira sarcástica e ambígua.

Ela se vestia com tanto esmero e ofuscava todas as outras jovens com sua beleza; era natural que elas se sentissem incomodadas. Su Mingzhuang jamais aceitava acompanhar os assuntos propostos pelos demais. Insistia que todos participassem dos temas que ela mesma iniciava, esperando que as jovens a tratassem como o centro das atenções, cercando-a de elogios.

Mas aquelas jovens também vinham de famílias ilustres. Eram as joias preciosas aos olhos dos pais e as senhoritas mimadas aos olhos dos criados. Quem gostaria de ficar bajulando outra pessoa? Seria estranho se gostassem dela.

— É realmente... muito estranho... — murmurou Su Mingzhuang. — Ninguém jamais me explicou essas coisas. Então por que agora... consigo compreendê-las sozinha, sem que ninguém me ensine?