Capítulo 18 Senhor Guan
Página 1 de 3
Na noite seguinte, o Pequeno Wuzi foi ao pequeno pátio da Irmã Yun e descobriu que ela não estava. Os criados já o conheciam e deixaram-no entrar.
Quando começou a escurecer, a Irmã Yun voltou e mandou os criados prepararem a refeição. A comida já estava pronta; bastou aquecê-la antes de servi-la.
Na verdade, a Irmã Yun já havia comido. Bastou olhar para perceber que o Pequeno Wuzi ainda não, e que ele era o principal motivo de ter mandado trazer a comida.
Nas casas dos ricos, as refeições eram requintadas e os pratos, belos e variados, mas um tanto leves, pouco adequados ao paladar do Pequeno Wuzi.
A Irmã Yun apenas mexeu os hashis para fazer companhia e passou o resto do tempo observando-o devorar a comida.
Enquanto comia, o Pequeno Wuzi disse:
— Irmã Yun, encontre minha arma. Hoje encontrei alguém que fazia parte do nosso Primeiro Exército. Mais tarde, ele desertou para o inimigo. A princípio eu queria matá-lo, mas depois descobri que também fora forçado pelas circunstâncias e não o matei. Em troca, ele me deu uma pista importante. Um agente clandestino da Liga Antijaponesa, que antes atuava em Changchun, foi reconhecido pelos próprios companheiros, capturado e, incapaz de suportar as torturas, acabou traindo a organização e entregando informações importantes. Suspeito que ele possa ser o Pastor, e que tenha entregado os nossos segredos.
A Irmã Yun pareceu muito surpresa e disse:
— Você tem certeza de que é ele? Se não tiver certeza, não se arrisque. Eu só tenho você como família. Diga-me o nome, a aparência e tudo o que souber sobre esse homem; encontrarei uma maneira de resolver isso. Não posso deixar que você volte a arriscar a vida.
O Pequeno Wuzi não conseguiu demovê-la e contou-lhe o nome daquele homem, seu trabalho e o endereço aproximado. Depois acrescentou:
— Eu também nunca o vi. Mesmo que ele não seja o Pastor, não pode continuar vivo. É perigoso demais.
A Irmã Yun ficou com o rosto carregado de preocupação.
— Não se intrometa mais nisso. Deixe comigo.
Dito isso, levantou-se e caminhou para fora. Antes de sair, voltou-se e disse ao Pequeno Wuzi que não fosse embora e passasse a noite ali.
Mas o Pequeno Wuzi não conseguia permanecer naquele lugar. Era filho de gente pobre; aquela casa luxuosa não tinha nada a ver com ele. Depois de comer, ficou observando os criados recolherem os pratos, cada vez mais inquieto. Por fim, despediu-se e voltou para a casa que alugara.
No dia seguinte, o Pequeno Wuzi tornou a ir ao pequeno pátio da Irmã Yun. Como ela ainda não havia voltado, ele não esperou e saiu sozinho para andar pelas ruas.
Aquela era a parte antiga da cidade. As ruas eram estreitas e havia muita gente, o que criava uma desordem considerável. O tempo havia esquentado, e as pessoas já tinham abandonado os casacos acolchoados para vestir roupas mais leves. O Pequeno Wuzi também comprou um conjunto de camisa e calças de tecido grosseiro, tirou o manto acolchoado e sentiu-se muito mais à vontade.
Com o embrulho nas mãos, caminhava de volta quando, de repente, sentiu o coração apertar. Seus sentidos eram extremamente aguçados, e essa sensibilidade já lhe salvara a vida várias vezes.
O Pequeno Wuzi percebeu que estava sendo seguido. O perseguidor era muito cauteloso; por mais que se virasse discretamente, não conseguia vê-lo.
Página 2 de 3
O Pequeno Wuzi procurou de propósito um beco estreito e entrou nele. Depois de dobrar uma esquina, encostou-se à parede e ficou imóvel, puxando a faca da cintura.
Pouco depois, um homem surgiu apressado, segurando ostensivamente um revólver apontado à frente.
Os dois perceberam a presença um do outro quase ao mesmo tempo. O Pequeno Wuzi já estava preparado: lançou a faca com um movimento do braço. A lâmina cortou a mão que segurava a arma; no instante em que o sangue espirrou, o revólver também disparou.
O Pequeno Wuzi sentiu um calor na face esquerda. A bala passou raspando por seu rosto, deixando atrás de si um clarão. Felizmente, ele atacara primeiro. A faca atrapalhara a pontaria do atirador; caso contrário, teria levado um tiro na cabeça.
A arma caiu no chão. O homem não hesitou nem por um instante: virou-se e correu, derrubando pelo caminho uma cadeira e uma porta.
O Pequeno Wuzi avançou, apanhou o revólver e descobriu que o homem já havia dobrado a esquina e saído do beco. Sabia que o disparo certamente atrairia a polícia, por isso deu meia-volta e correu para a outra extremidade.
Tinha a intuição de que aquele homem provavelmente era o senhor Guan. Dessa vez, pelo menos, descobrira sua aparência. Era fácil reconhecê-lo, pois era extraordinariamente bonito — sim, um homem bonito. Embora só o tivesse visto por um instante, o Pequeno Wuzi guardara seu rosto na memória.
O Pequeno Wuzi voltou para casa. Passou o dia inteiro sem sair e, à noite, deu uma volta pelas redondezas. Não ouviu falar de nenhum incidente. A polícia apenas escutara o tiro e não vira ninguém. Naqueles tempos, era melhor evitar problemas. Enquanto os japoneses não se envolvessem, os policiais preferiam manter-se tranquilos e não deram muita atenção ao caso.
O Pequeno Wuzi foi novamente ao pequeno pátio da Irmã Yun. Dessa vez, ela estava em casa, e Jin Liang também havia aparecido, cortejando-a descaradamente. Jin Liang tratava bem o Pequeno Wuzi e, assim que o viu, insistiu em convidá-lo para beber. Como estava preocupado com outras coisas, o Pequeno Wuzi recusou. Caso contrário, gostava bastante de conversar com ele.
A princípio, queria contar à Irmã Yun o que acontecera durante o dia e perguntar se o homem que o atacara era o Pastor. Mas Jin Liang continuava ali, sem a menor intenção de ir embora, e a Irmã Yun também não parecia disposta a expulsá-lo. O Pequeno Wuzi só pôde inventar uma desculpa e partir, planejando contar tudo à Irmã Yun no dia seguinte, quando estivessem sozinhos.
O Pequeno Wuzi foi até as proximidades da Rua Tongzhi. Li Qingbin lhe dissera que o senhor Guan morava naquela região, embora não soubesse exatamente em qual casa. Sem se cansar de perguntar e investigar, o Pequeno Wuzi finalmente conseguiu descobrir alguma coisa.
O senhor Guan era um novo professor de língua chinesa numa escola secundária. Também era muito bonito. Tudo se encaixava: estava praticamente confirmado que o homem que o atacara no dia anterior era o senhor Guan.
Mas aquele homem era habilidoso demais. Assim que o Pequeno Wuzi descobrira sua existência, ele já soubera que o Pequeno Wuzi pretendia matá-lo. Antecipando-se, tentara assassiná-lo primeiro e, quando a ação não saíra como esperado, fugira imediatamente. Agira com decisão, sem o menor vacilo. Era provável que também não aparecesse para trabalhar nos dias seguintes.
Se ele havia desertado para o inimigo, por que não denunciara o Pequeno Wuzi aos japoneses para que o prendessem? Por que escolhera um método tão perigoso quanto uma tentativa de assassinato? O Pequeno Wuzi não conseguia entender.
Ao voltar para casa, decidiu comer alguma coisa na pequena venda em frente. Ao entrar, viu que ainda havia bastante gente. Sentou-se num canto, pediu uma tigela de mingau de milho e um pratinho de legumes salgados, e começou a comer fazendo barulho. Depois de apenas algumas colheradas, sentiu que havia algo errado. Quando sua mão estava prestes a alcançar a arma, percebeu que vários canos escuros já apontavam para ele.
Um sujeito alto, de rosto largo e cheio de protuberâncias, disse:
— Garoto, você se meteu em apuros. Não mexa as mãos. Garanto que minha arma não é mais lenta que a sua. Se fizer um movimento, morrerá. Venha conosco sem resistir. O seu problema não é tão grave; não vale a pena arriscar a vida.
Página 3 de 3
Aquele sujeito não segurava a arma, que tampouco estava no coldre. Em vez disso, ela estava enfiada no lado esquerdo dianteiro do cinto, com o cão armado. O Pequeno Wuzi entendia de armas e, ao primeiro olhar, percebeu que aquele homem era sem dúvida um especialista. Não estava blefando.
Por isso, o Pequeno Wuzi não se mexeu e permitiu que se aproximassem para revistá-lo e levar sua faca e sua arma. O sujeito tornou a falar:
— Assim está melhor. Sou da Seção de Inteligência da Delegacia de Polícia e vim especialmente prendê-lo. Sei que você tem alguma habilidade, mas não brinque com a própria vida. Venha conosco.
Se aquilo tivesse acontecido um ano antes, o Pequeno Wuzi certamente teria lutado até o fim, mesmo que ambos acabassem destruídos. Mas, depois de enfrentar tantos acontecimentos ao longo daquele ano, amadurecera rapidamente. Ainda tinha uma missão a cumprir. Não podia morrer. Precisava encontrar uma oportunidade para escapar e concluir seu dever. Era isso que fazia de alguém um verdadeiro combatente.
Na sala de interrogatórios da delegacia, o Pequeno Wuzi estava com as mãos amarradas às costas, diante dos instrumentos de tortura. Havia dois homens encarregados de interrogá-lo: um era o policial à paisana de rosto cheio de protuberâncias que o prendera; o outro vestia uniforme policial e óculos, e tinha uma aparência educada e refinada.
O Pequeno Wuzi já se preparava para ser torturado, mas o homem de óculos abriu um dossiê e começou a lê-lo:
— Liu Zhenwu, conhecido como Pequeno Wuzi, dezesseis anos. Antigo mensageiro do Primeiro Exército do Nordeste de Combate aos Bandidos. Escolaridade aproximada: ensino primário. No terceiro ano de Kangde, seguiu seu pai adotivo, Qi Dianchen, ao juntar-se a Yang Jingyu. No oitavo ano de Kangde, sua unidade foi dispersada e seu paradeiro tornou-se desconhecido. Que tal? Nós o conhecemos muito bem. Não ofereça resistência inútil. Conte tudo com clareza e basta assinar uma declaração de arrependimento; poderemos aplicar uma pena mais branda.
O Pequeno Wuzi respondeu com indiferença:
— Meu senhor, você conhece minha origem. Não posso assinar essa declaração de arrependimento. Como eu continuaria a viver no mundo do crime depois disso? Já que fui capturado por vocês, não tenho nada a dizer. Matem-me ou torturem-me, façam como quiserem.
O homem de rosto cheio de protuberâncias riu e disse:
— Você é mesmo um sujeito valente. Mas é apenas um bandoleirozinho. Por que se apega tanto a um pouco de reputação? Há muitos bandidos neste Estado de Manchukuo com nomes muito mais famosos que o seu, e nem por isso deixaram de se render obedientemente.
Fizeram-lhe mais algumas perguntas. Como não conseguiram arrancar nenhuma informação, não o torturaram. Levaram-no para a cela de detenção, trancaram a porta e foram embora.
Aquilo nem parecia um interrogatório de verdade. Era como se estivessem apenas cumprindo uma formalidade, e tudo exalava uma estranheza difícil de explicar.
O Pequeno Wuzi acalmou-se e começou a pensar cuidadosamente: quem o teria traído?
A princípio, achou que devia ter sido o senhor Guan, mas depois descartou essa hipótese. O senhor Guan nem sequer o conhecia; era impossível que soubesse tantos detalhes. Em seguida, pensou em Li Wenbin, mas também rejeitou essa possibilidade. Li Wenbin se rendera porque sua família fora enviada para Xinjing. Era extremamente covarde, covarde demais para denunciá-lo.
Quem o traíra não sabia que ele havia matado um alto oficial japonês em Mengjiang, nem que participara da revolta dos mineiros em Jiaohe. Portanto, só podia ser alguém que o conhecera antes da dispersão da unidade. Mas quase todos aqueles homens já estavam mortos; restavam pouquíssimos sobreviventes.
A única pessoa que correspondia a todas essas condições era a Irmã Yun.
Mas a Irmã Yun fora quem lhe ensinara a ler e escrever, quem lhe explicara os ideais da revolução e transformara um simples bandoleiro num combatente revolucionário. Como poderia tê-lo traído? Não fazia sentido.