Capítulo Quarenta e Quatro: Ventos e Nuvens em Movimento! De Volta aos Campos de Batalha! I

No Submundo: Trinta Anos da Máfia do Nordeste Chinês Lamentando a primavera e o outono, embriagado pela poeira vermelha do mundo. 2470 palavras 2026-07-29 23:38:43

No início da manhã, o sol subia lentamente pelo oriente, revelando um tênue vislumbre de aurora no horizonte, enquanto a luz dourada banhava a terra.

Nas lojas de rua do distrito de Jinxiu, havia pontas de cigarro de todos os tamanhos espalhadas pelo chão.

Guo Tiecheng não dormira a noite toda. Inquieto e incapaz de encontrar paz, acendia um cigarro atrás do outro, andando de um lado para o outro no aposento como um burro girando em torno de uma mó.

Ele olhava de vez em quando para a porta, murmurando consigo mesmo: "Divindades de todos os cantos, que viajam por terra e mar, por favor, protejam meu irmãozinho Zhou para que nada lhe aconteça. É tão difícil conseguir um irmãozinho assim, que nada de mal lhe suceda!"

Justamente quando ele fechava os olhos pela enésima vez para resmungar...

— Irmão Guo! — Zhou Zhengdao entrou balançando os braços.

— Irmãozinho Zhou! Você finalmente voltou. — Guo Tiecheng, com sua preocupação evidente transbordando, correu rapidamente para abraçá-lo.

— Está tudo bem, tudo bem! — Zhou Zhengdao deu tapinhas nas costas de Guo Tiecheng para consolá-lo: — Irmão Guo, olhe só o que é isto!

— O quê? — Guo Tiecheng soltou Zhou Zhengdao e olhou com curiosidade.

Zhou Zhengdao foi até o sofá e jogou duas bolsas pretas de couro sintético sobre a mesa com um baque seco: — Irmão Guo, dá uma olhada.

— O que é isso? — Ele se aproximou com uma expressão de total perplexidade.

— Abre para ver — disse Zhou Zhengdao com um sorriso maroto.

— Ai, caramba, por que tem todo esse dinheiro aqui? — Guo Tiecheng puxou o zíper e, ao ver maços e maços de notas de cem yuans, levou um susto.

— Aqui tem quinhentos mil. Descontando os seus trezentos mil, você ainda vai lucrar mais duzentos mil!

— Irmãozinho, nós dois...

— Não fale mais nada, Irmão Guo. Você me trata como camarada, eu o trato como irmão mais velho, nós seremos irmãos para a vida toda. Vamos logo, vamos acertar essa conta.

— Irmão, diga como vamos calcular.

— Que calcular o quê? Basta eu tirar a minha parte.

— Irmão, tiro o chapéu. Sinceramente, Irmãozinho Zhou, mais dia menos dia você vai longe!

Zhou Zhengdao acenou com a mão: — Irmão Guo, pare com isso! Se continuar me elogiando, vou acabar perdendo o rumo.

Tendo se esafiado a noite inteira, ele estava exausto demais. Sem dizer muitas palavras, Zhou Zhengdao pegou a sua parte do dinheiro e foi-se embora...

De volta à pequena vila de Hu Meijing, ao colocar o dinheiro sobre a cama, a doença de Hu Luochen melhorou quase por completo, e sua boca se abriu num sorriso de orelha a orelha.

Zhou Zhengdao estava exultante por ter dado o golpe no golpe; Guo Tiecheng, radiante por lucrar duzentos e cinquenta mil líquidos; e Hu Luochen, ainda mais feliz por ter reavido a dívida de duzentos e cinquenta mil. Todos saíram ganhando e satisfeitos.

No entanto, onde há quem se alegre, há quem se entristeça.

Setecentos ou oitocentos mil em mercadorias haviam desaparecido. Não apenas descontentes, os responsáveis, após o choque inicial, irromperam em fúria: — Quem fez isso? Quem foi? Quem diabos ousa mexer na minha carga?

O motorista veterano, recém-desperto, segurava a parte de trás da cabeça e disse aterrorizado: — Chefe, eu não sei. Na hora em que eu passei por lá, eles estavam armados.

Tu Baili franziu o cenho e estreitou os olhos: — Armados?

— Armados, estavam mesmo armados. Até fizeram um buraco no para-brisa do lado do passageiro.

— E meu caminhão grande 141?

— Eu desmaiei na hora, não sei de mais nada. Alguém me acertou com a coronhada de uma arma e apaguei completamente.

Jin永彪 (Jin Yongbiao) deu um passo à frente e, sem dizer palavra, desferiu-lhe um sonoro bofetão.

O motorista chorou prantos e lágrimas: — Eu juro que não sei, fiquei zonzo com a pancada!

Vendo a cabeça dele enfaixada, a coronhada que levara certamente não havia sido leve.

Tu Baili acenou com a mão e disse: — Chega, Ergangtou, não adianta nada espancá-lo até a morte.

Jin Yongbiao olhou para Tu Baili com o rosto sombrio e disse: — Irmão mais velho, essa história com certeza tem dedo daquele filhote de cruz-credo do Guo Tiecheng.

— Eu também já desconfiei que fosse ele. Esse moleque quer bancar o esperto comigo; como não pagou a dívida, resolveu roubar a minha carga. Interessante, muito interessante!

Enquanto falava, Tu Baili pegou o fone do telefone fixo e discou o número...

— Trim, trim! Trim, trim! — Guo Tiecheng, meio adormecido, atendeu ao telefone e perguntou: — Alô, quem fala?

Do outro lado, Tu Baili falou calmamente: — Tiecheng, sou eu, Tu Baili!

— Ah, Irmão Tu.

— O que está fazendo?

— Ontem à noite fui a uma boate com alguns dos meus rapazes, virei a noite e acabei de acordar meio zonzo.

— Certo, então volte a dormir um pouco e, à tarde, dê uma passada aqui no meu escritório. Aquele meu comprador acabou de quitar o dinheiro dos relógios. Pensei bem, como você estava com pressa, resolvi acertar a sua parte primeiro. Venha até aqui buscar o seu dinheiro.

— Irmão Tu...

— O que foi?

— Hã? Aquela conta...

— Que conta o quê? É só vir buscar o seu dinheiro!

— Tá bom, combinado.

Ao desligar o telefone, Guo Tiecheng ficou um pouco desnorteado, pensando consigo mesmo: "Será que o irmãozinho Zhou roubou ou não a carga? Se ele roubou a carga, por que o Tu ainda viria me procurar? Ouvindo o tom do tal de Tu, não parece que a mercadoria foi roubada."

Pensando nisso, correu para ligar para a casa de Hu Luochen à procura de Zhou Zhengdao.

— Trim, trim! Trim, trim...

No quarto do segundo andar da pequena vila, Hu Luochen, de bom humor, abraçava sua esposa Chen Zhaodi enquanto dormiam.

Chen Zhaodi atendeu ao telefone e disse: — Alô.

Não importando quem tivesse atendido, Guo Tiecheng perguntou com urgência: — Zhou Zhengdao está aí? Preciso falar com ele com urgência.

— Hmm! — Chen Zhaodi respondeu sonolenta: — Não, não está!

— Você diz 'hmm' e depois diz 'não'. Afinal, ele está ou não está?

— Não está! Ele voltou de manhã e saiu de novo! Quem é o senhor? Espere, espere ele vol...

— Clique, clique! — Antes que Chen Zhaodi terminasse, o telefone foi desligado.

Se ele não estava na casa de Hu Luochen, Guo Tiecheng não fazia ideia de onde encontrá-lo. Afinal, como só o conhecia há um dia, não sabia dos passos de Zhou Zhengdao.

Se ele não fosse ao encontro de Tu Baili, com certeza daria problema.

Mas se fosse, seu coração ficava sobressaltado.

Pensando bem e sem alternativa, Guo Tiecheng teve de criar coragem e ir.

Dirigindo seu Santana até a cabana de madeira à beira-mar, Guo Tiecheng entrou com o coração na boca.

Tu Baili estava com as duas pernas apoiadas na mesa de trabalho, na sua postura mais confortável, deitado preguiçosamente em sua cadeira de escritório exclusiva.

Nos sofás compridos de ambos os lados, sentavam-se sete ou oito capangas com aparências ferozes.

Guo Tiecheng aproximou-se para cumprimentar: — Irmão Tu.

Tu Baili sorriu sem demonstrar emoção: — O Tiecheng chegou!

— Quanta gente por aqui — puxou assunto Guo Tiecheng.

— Venha, sente-se. Tem passado bem ultimamente? — convidou Tu Baili calorosamente.

— Sim, sim, tudo bem — respondeu Guo Tiecheng, sentando-se com mesuras.

O rosto de Tu Baili endureceu de repente e ele foi direto ao ponto: — Se está tudo bem, cadê o meu carro? Onde está a minha carga? Onde está o meu caminhão? Chega de brincadeira, ainda vai continuar brincando com os irmãos, é? Traga o meu caminhão de carga de volta.

Guo Tiecheng fingiu-se de sonso: — Irmão Tu, de que caminhão o senhor está falando? Eu não sei de nada!

— Ainda quer brincar comigo? Chega de gracinha, se continuar eu vou ficar zangado. Essa minha carga é urgente, há muitos clientes esperando do outro lado! Já me ligaram cobrando várias vezes. Onde está esse caminhão de mercadorias? Dê um telefone e mande entregarem logo aqui.

— Irmão Tu, o que o senhor está dizendo? Que carga? Não estou entendendo nada.

— Realmente não está entendendo?